Home Artigos Fã da Caloi conta a história da empresa através de fotos em...

Fã da Caloi conta a história da empresa através de fotos em grupo no Facebook

1500
2
COMPARTILHAR
Curta nossa página no Facebook

A Caloi é uma das maiores fabricantes brasileiras de bicicleta e sua história vem de longe, quando a família Caloi fundou em 1948.

A marca continua forte no Brasil, mas ela já não está só e hoje compartilha o mercado com outras fabricantes nacionais e importadas. Apesar de não ter todo aquele protagonismo do passado, alguns fãs da marca ainda guardam detalhes importantes da história da Caloi.

História da fabricante brasileira de bicicletas Caloi é contada, através de fotos, em grupo de rede social

No grupo Caloi no Facebook com foco nos produtos da fabricante, Leonardo de Oliveira, um fã da empresa, conta a história das bicicletas por meio de propagandas em jornais e revistas, folhetos, manuais e imagens dos produtos desenvolvidos pela fabricante brasileira nas décadas passadas.

Os materiais divulgados no grupo são de nomes que fizeram parte da história da infância, adolescência e até da vida profissional de muitos brasileiros.

Dentre os destaques, há materiais da Caloi Barraforte, da Caloi Cruiser, da Caloicross e da lendária Caloi 10. Há até imagens do mascote da Caloi.

Para você que se sente saudoso dessa época de pedal, é uma ótima forma de reviver esse passado na história da indústria ciclística brasileira.

Leonardo fundou duas páginas Bicicletas que Marcaram Época e Caloi Cruiser e um grupo Caloi Cruiser RS no Facebook.

Abaixo, segue um bate-papo que tivemos com o Leonardo de Oliveira.

BikeTek – Leonardo, você é ou foi funcionário da Caloi ou teve alguma ligação com a empresa?

Leonardo de Oliveira – Sou autônomo e nunca trabalhei na Caloi, nem tive nenhuma ligação com a empresa.

BikeTek – Como nasceu essa admiração pela Caloi?

Leonardo de Oliveira – Sempre gostei da Caloi desde pequeno e tive somente bikes da Caloi. Tive aos 12 anos uma Caloicross Extra 1983 e, aos 17, uma Caloi Cruiser Montana ATB 1988.

BikeTek – Como e quando você conseguiu reunir tantas informações sobre a empresa?

Leonardo de Oliveira – Reuni as fotos que disponho no meu acervo e através da internet, que fui coletando daqui e dali. Muitas delas foram obtidas também através de uma amigo que me forneceu muitas delas também e que me pediu que nunca divulgasse o nome dele. Disponho desse acervo há mais ou menos um ano e meio

BikeTek – Qual foi a bicicleta mais marcante na sua vida e por quê?

Leonardo de Oliveira – A bicicleta que sempre me marcou da Caloi é a Caloi Cruiser Light 1984 com as peças azuis, meu sonho de consumo. Comprei uma em fevereiro de 2013 e a intenção era ter apenas uma somente, mas em junho do mesmo ano apareceu outra mais inteira e conservada, daí comprei ela também.

BikeTek – Quais são suas bicicletas atualmente? Tem alguma Caloi que você não teve e gostaria de ter?

Leonardo de Oliveira – Duas Caloi Cruiser Light 1984 e uma Caloi Explorer 20. Acho que a Caloi Elite Carbon Team seria a bicicleta que eu gostaria de ter nesse momento.

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Bela materia ,sou suspeito em falar do Leonarxo pois somos amigos de rede social e algums meses fui ate a cidade dele rever paremtes e ja aproveirar p conhece lo,achei que eu fosse doente por csloi cruiser,mas trocandp umas ideias vi que o homem realmente e um grande admirador ,fa incontestavel ,do que se trata de caloi
    E acho que nada mais justo que vcs da biketek fizessem essa materia com, o mesmo ,parabens a todos e em especial ao amigo LEONARDO DE OLIVEIRA .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here