Home Bicicleta Desenvolvimento da bike MTB de carbono Level B+ da Kross

Desenvolvimento da bike MTB de carbono Level B+ da Kross

1035
1
COMPARTILHAR
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
Curta nossa página no Facebook

A marca polonesa de bicicletas Kross participou das olimpíadas Rio 2016 com a bike MTB Level B+, uma mountain bike de carbono pedalada e desenvolvida com a parceria da atleta, também polonesa, Maja Włoszczowska.

MTB Kross Level B+ foi desenvolvida pela atleta Maja Wloszczowska e possui certificação europeia

A mountain bike Kross Level B+ teve um intenso trabalho de desenvolvimento envolvendo a atleta de MTB e o Kross Racing Team, grupo responsável pelas bicicletas de competição da fabricante polonesa.

A Kross utilizou como matéria prima a nova fibra de carbono D84 Super Light na Level B+, material desenvolvido e produzido pela própria Kross e que permitisse um bom nível de rigidez a um peso bastante baixo, tanto que o quadro da MTB pesa apenas 970g

A Kross demorou quase 2 anos desenvolvendo a bicicleta de competição Level B+, com um intenso estudo da geometria e as dimensões dos tubos que comporão a MTB de carbono.

Depois da fase de desenvolvimento, a Kross cria um quadro através de uma impressora 3D, que servirão de protótipos até o desenvolvimento do produto final.

Depois dos protótipos prontos, é a vez de colocar a bike nas pistas de terras e percursos de mountain bikes para conferir o comportamento da Level B+ e colher os primeiros resultados da rigidez do quadro, estabilidade e posição dos tubos.

A Kross submeteu a Level B+ aos normativos europeus de construção e a MTB é certificada pelo PN EN ISO 4210, ao qual a fabricante tem que fazer vários testes de resistência da bicicleta, aplicando pesos colocados em diversas posições do quadro da bicicleta.

Kross Level B+ tem quadro de carbono que supera testes de fadiga

A Kross posicionou na MTB Level B+ pesos na parte frontal simulando uma força de 1.200N e 600N na parte traseira, numa frequência de até 50.000 vezes, para atender a certificação, no entanto, o quadro aguentou um estresse seis vezes maior, chegando a 300.000 repetições até se romper em testes de laboratório.

Em um segundo teste, foram colocados pesos simulando 1.200N sobre o tubo do selim, repetidos por 50 mil vezes e 1.200N sobre os pedais por 100 mil vezes.

MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
Fase inicial de desenvolvimento da MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
Segunda fase de desenvolvimento da MTB Kross Level B+ aro 29.
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
Fase final com testes de estresse sobre diferentes pontos da MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono.
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono
MTB Kross Level B+ aro 29 com quadro de carbono

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here