Home Mecânica É seguro manter a suspensão sempre travada?

É seguro manter a suspensão sempre travada?

878
0
COMPARTILHAR
É seguro manter a trava da suspensão sempre ativada?
É seguro manter a trava da suspensão sempre ativada?
Curta nossa página no Facebook

Trava do curso da suspensão deve ser acionada apenas em terrenos planos ou em subidas

A trava de suspensão é um recurso bastante bem-vindo para donos de mountain bike quando utilizados nas cidades ou nas subidas das trilhas de MTB, mas mantê-lo sempre travado, é prejudicial ao sistema?

O bloqueio da suspensão nem sempre é total, o mecanismo difere de marca para marca e as vezes de modelo a modelo, e a trava da suspensão deixa uma pequena margem de absorção, não acontecendo de forma total, amortecendo pequenos choques.

Os bloqueios são geralmente através de um  limite mecânico, isto é, um êmbolo ou anilha entopem os orifícios aos quais o óleo flui, impedindo assim seu movimento.

O problema é que, quando estes mecanismos são ativados, eles são submetidos a pressões muito elevadas e recebem uma boa carga de forças internas quando recebem grandes solavancos, podendo assim quebrar.

Por esta razão, quase todas as suspensões têm no modo de bloqueio algum tipo mecanismo que absorve a energia para preservar a sua integridade.

Portanto, é aconselhável usar apenas a trava da suspensão em terrenos de pequenas irregulares ou nas subidas, momentos que o amortecimento é pouco exigido e garantindo a integridade do sistema do garfo de suspensão e evitando qualquer acidente ao ciclista.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here