Home Notícias Dicas e truques Vídeo dá dicas para ciclistas extraírem o máximo de suas bikes de...

Vídeo dá dicas para ciclistas extraírem o máximo de suas bikes de estrada

101
0
COMPARTILHAR
Curta nossa página no Facebook

O pessoal do Global Cycling Network fez um vídeo bacana com dicas para quem pedala bicicletas de estrada deixando ela mais rápida sem gastar tanto.

Limpeza

Sujeira acumuladas nos componentes como corrente, roldanas e coroas causam bastante fricção nessas peças, ainda mais se lembrarmos que elas rodam milhares de vezes durante uma pedalada, o excesso de umidade, terra e outros contaminantes acabam exigindo mais força do ciclista para manter velocidade

Pressão dos pneus

Algumas pessoas gostam de deixar os pneus com uma calibragem menor que a indicada por fabricantes para dar um melhor conforto na absorção de irregularidades do solo, porém, essa iniciativa acaba causando uma maior resistência desse componente ao solo, fazendo o ciclista perder potência. Utilizar a calibragem correta diminui a resistência de rolagem, em calibragens abaixo do ideal, ou menor contato com solo, quando o pneu está com uma pressão maior que a indicada, e isso tirará velocidade e tempo do ciclista.

Existe também uma regra que coloca a pressão dos pneus próxima do ideal. Consiste no seguinte, para um ciclista de 70kg, em um pneu de 25mm, o ideal é usar 95psi. Se o asfalto for bom, pode aumentar um pouco, se o asfalto for ruim, pode diminuir. A cada 10kg a mais de peso do ciclista, aumente 3psi na pressão do pneu, ou 3psi a menos se for 10kg mais leve.

Marchas e freios bem regulados

Assim como sujeira aumenta a fricção entre os componentes, marchas e freios mal reguladas também geram perda de performance. Passagens de marcha mais rápidas permitem respostas mais rápidas para determinadas situações, aumentando assim a velocidade. Com os freios, quanto mais novos os cabos e pastilhas mais precisas são as frenagens, permitindo que ciclistas diminuam a velocidade mais rápido e permitindo melhores retomadas.

 

Rolamentos

A limpeza de rolamentos e lubrificação dessas peças é importantíssima para diminuir o atrito entre as partes exigindo assim menos força para pedalar a bike. Porém, nem sempre mais lubrificação é melhor. Uma pesquisa comprovou que preencher 25% dos rolamentos com graxa as esferas deslizam melhor, ao invés de apenas rolar, o que aumenta o atrito e, consequentemente, o aumento da força para ganhar e manter a velocidade.

Lubrificação

A escolha do tipo de lubrificante é muito importante. Os lubrificantes tem diferentes viscosidade e essa diferença aumenta ou diminui o atrito e fricção, portanto, é importante observar esse detalhe. Lubrificantes mais viscosos tem maior durabilidade, mas também causa maior fricção, diminuindo tempo e velocidade, os menos viscosos exigem trocas em menos tempo, mas geram menos fricção. Lubrificantes a base de cera são ideais para gerar menos fricção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here