Home Bicicleta Nova Specialized Epic 2021 muda tudo para encarar competições

Nova Specialized Epic 2021 muda tudo para encarar competições

226
1
Specialized Epic 2021
Specialized Epic 2021

A fabricante de bicicletas californiana Specialized apresentou as novas Epic e Epic Evo 2021 no último dia 23 de junho. As novas mountain bikes full suspension são voltadas, respectivamente, para cross-country XC e um cross-country com experiência mais próxima de uma trail.

Segundo a Specialized, a nova Epic consumiu um total de 1.850 horas de teste de campo, tempo suficiente para fazer 72 provas da Cape Epic. 

No material publicitário a marca deixa claro que foi buscar no passado a inspiração para as novas Epic e Epic Evo, lembrando dos seus mais de 100 títulos em World Cups, medalhas olímpicas e de pódios conquistados ao longo de toda a história da Epic. Para isso, contou com a participação dos seus atletas no desenvolvimento das bicicletas de montanha.

A Specialized Epic e Epic Evo trazem muitas novidades para quem é fã da marca, com um novo quadro totalmente redesenhado, nova suspensão Brain e muito mais que você confere aqui com a gente.

Specialized Epic 2021

Novo quadro e geometria da Epic 

A bicicleta cross-country XC Epic 2021 é uma máquina de corrida pura e traz um novo quadro totalmente remodelado pensando em ganhar alguns segundos a mais frente ao modelo do ano anterior e seus concorrentes diretos.

specialized -epic-2020-epic-2021
Comparativo Specialized Epic S-Works 2020 e Epic S-Works 2021

Mais leve e com um triângulo traseiro mais rígido, o quadro da Epic 2021 é construído com o Carbono FACT 12m, diminuindo em 100g, deixando o peso total do quadro com o shok com 1.979g e a bike no modelo S-Works pesa apenas 9.650g no modelo L.

O quadro da Specialized Epic 2021 teve seu  top tube remodelado e as duas junções com o seat post, que deixava  com um formato de Y deitado foi deixado de lado, adotando um desenho mais tradicional.

O desenho do quadro era uma marca das últimas Epic e da Epic Evo, pois distinguia os dois projetos da Specialized de outras marcas. Será que os fãs ficarão saudosos do design anterior?

quadro-specialized-epic
Quadro Specialized Epic 2021 frente ao modelo anterior.

O link da suspensão traseira foi remodelado e também é construído em fibra de carbono, garantindo uma rigidez 15% maior em comparação com a Epic lançada no ano passado.

Falando em suspensão, a Specialized manteve os 100mm de curso na dianteira e na traseira, confirmando a vocação para o cross-country.

A geometria do quadro da Epic 2021 é um (ou vários) dos pontos mais emblemáticos dessa mudança da mountain bike.

comparativo-geometria-specialized-epic
Quadro comparativo com as geometrias da Epic 2020 e Epic 2021.

O ângulo da caixa de direção (headtube) ficou 2º menor na Specialized Epic 2021 (67,5º) frente ao modelo 2020 (69,5º). A mudança deixa a bike muito mais apta a transpor obstáculos em pistas mais técnicas.

 A posição do seat tube ganhou 0,75º, deixando o selim projetado para frente e a mesa menor, variando entre 60 e 70mm dependendo do modelo, proporcionam ao ciclista ou atleta um maior controle da bicicleta.

O entre-eixos aumentou 2,5cm e a altura do movimento central diminuiu 8mm deixando a Epic 2021 mais disposta para descidas com um nível técnico maior.

O triângulo traseiro da Specialized Epic traz algumas novidades também. A rigidez aumentou em 15% com a adoção de tubos de carbono FACT 12m e um novo link de carbono que guia o curso da suspensão. 

Brain

O Brain é o sistema de inteligência artifical por trás das suspensões dianteira e traseira da Specialized Epic 2021 e é um dos principais componentes desta linha de mountain bike.

Muitas empresas buscam uma forma de automatizar o sistema de regulagens da suspensão das mountain bikes como forma de trazer um diferencial para competições, mas nenhuma investiu tantos esforços como a Specialized com o Brain.

esenvolvido em parceria com a RockShox, o Brain atua no garfo RockShox SID SL e no Shok traseiro em quases todos os modelos da Epic 2021, exceto a Epic Comp que traz o Brain apenas na traseira. As Epic Evo não trazem o Brain nem como opcional.

Introduzido no mercado no ano de 2002, o Brain está “mais esperto e mais forte”, eficiência do sistema e durabilidade são as marcas segundo a fabricante norte-americana.

A Brain possui cinco regulagens e atua nas suspensões dianteira e traseira fazendo um estudo do comportamento das forças empregadas no pedalar e no impacto sofrido pelo conjunto de amortecimento da bicicleta.

Com um sistema de atuação automática, o ciclista não precisa ficar ajustando a suspensão de acordo com o tipo de terreno e os obstáculos enfrentados, o que torna bem prático para atletas de ponta que precisam se concentrar em outros detalhes de uma prova. 

O Brain tem em seu sistema uma válvula de inércia que bloqueia o fluxo de óleo enrijecendo a suspensão, beneficiando o ciclista em situações de arrancada por exemplo.

Quando o Brain interpreta que há obstáculos, a válvula de inércia se abre e a suspensão se torna mais mole, absorvendo melhor os impactos do terreno.

A Specialized afirma que as transições da válvula de inércia estão quase imperceptíveis e as mudanças do modo estão bem mais fluidos. 

Com melhoras na resistência do sistema, a Specialized promete que os ciclos de manutenção da mola pneumática precisam ser realizados a cada 125h, um incremento de 2,5 vezes frente ao modelo do ano passado e de 250h para o amortecedor.

Modelos e detalhes da Epic 

A Specialized Epic chegou ao Brasil em quatro sabores, Epic Comp (de entrada), Epic Expert, Epic Pro e Epic S-Works com preços que variam bastante, e pode não agradar a todos os bolsos.

Specialized Epic Comp – R$ 36.499,00

A Epic Comp é a que traz o menor custo das quatro, mas também não possui a tecnologia Brain no garfo de suspensão. Aqui o garfo é um Rockshox Reba RL e na traseira o Shock RockShox-Specialized BRAIN com cinco posição de ajustes, presente em todas as versões.

Além da ausência do Brain, o carbono empregado no quadro é o FACT 11m (o FACT 12 somente é encontrado na linha S-Works). 

O grupo de transmissão traseira adotado na Epic Comp é o Shimano SLX de 12 velocidades e a mountain bike full suspension adota rodas de alumínio.

Specialized Epic Expert – R$ 49.999,00

Nesta versão, o quadro é o mesmo adotado pela Epic Comp, mas diferente desta, o Brain passa a equipar o garfo RockShox SiD SL Brain. No Shock traseiro uma suspensão Brain desenvolvida em conjunto entre a Specialized e a RockShox.

O grupo adotado na transmissão é o  SRAM X01 Eagle de 12 velocidades e a bike é equipada com rodas Roval Control Carbon de 25mm de espessura.

Specialized Epic Pro – R$ 64.999,00

O conjunto de quadro e garfo se assemelha a Epic Expert. No grupo de transmissão , a Specialized equipou a Epic Pro com o grupo eletrônico sem fios SRAM X01 Eagle AXS de 12 velocidades  rodas Roval Control Carbon iguais as da Epic Expert.

Specialized Epic S-Works – R$ 87.999,00

A topo de linha é a mais completa e traz bastante novidades para difenciar das suas irmãs, empregando todas as novas tecnologias empregadas.

O quadro é construído com o carbono FACT 12m, apresentando todas as características de rigidez, leveza e resistência da evolução que Specialized trouxe para o modelo 2021 da Epic.

O garfo da suspensão é um RockShox SID SL ULTIMATE Brain e o shock traseiro RockShox-Specialized BRAIN.

Na Epic S-Works, o grupo de transmissão é um SRAM XX1 Eagle AXS eletrônico e sem fios.A S-Works também se diferencia das suas irmãs mais em conta com um novo conjunto de rodas Roval Control SL, mais largo, com 29mm e com espessura de 4mm na parede do aro.

1 COMMENT