Home Bicicleta Orbea Alma 2021 traz o quadro mais leve de toda história da...

Orbea Alma 2021 traz o quadro mais leve de toda história da fabricante espanhola com 830g

Orbea Alma 2021 traz o quadro mais leve de toda história da fabricante espanhola com apenas 830g.

123
0
Orbea-Alma-M-LTD-capa
Nova bicicleta mountain bike Orbea Alma M LTD 2021.

A fabricante espanhola de biciciletas apresentou hoje, 23, mais uma bike do seu line-up de de mountain bike, a Orbea Alma.

Quadro da Orbea Alma

A Alma continua ser uma das mountain bikes mais leves do mercado, mas agora seu quadro diminuiu alguns gramas e passou está com, apenas, 830g no tamanho M.

Orbea-Alma-M-LTD
Vista lateral da mountain bike hardtail Orbea Alma M LTD 2021.

A diminuição do peso não reflete somente na diminuição de material empregado, mas da nova tecnologia de carbono empregado nas suas topo de linha, o novo OMX. 

Como vimos no lançamento da Orbea Oiz, o OMX traz algumas modificações na sua construção eliminando os excessos, através de cortes a laser nas folhas de carbono, e priorizando reforços na estrutura onde é necessário.

Com a Orbea Alma não é diferente, o OMX é empregado de modo a aumentar a rigidez e mesmo assim trazer conforto a bordo de uma bicicleta de carbono.

O headtube, downtube e o chainstain de carbono apresentam uma estrutura mais larga e mais rígida enquanto que a porção superior do quadro, mais fina, trazem uma absorção dos movimentos.

O roteamento dos cabos ICR na Orbea Alma permitem organizar os cabos dentro do quadro impedindo que eles fiquem soltos e batendo na parte interna. 

Caso o usuário adote algum grupo eletrônico sem fios a Alma conta com portas que fecham as entradas dos cabos e se acumule água, lama dentro do quadro.

A Orbea aposta tanto na nova tecnologia da construção do quadro que oferece garantia vitalícia contra defeitos de fabricação.

O chainstay possui um protetor contra queda da corrente evitando que arranhe a pintura e o local de montagem do freio a disco segue a Orbea Oiz e é construído com um design flat sem destoar da linha do chainstay.

O headtube conta com um sistema anti-shock apelidado de Blocklock que impede o garfo ou o guidão se choque contra o quadro em casos de giro acidental acima de 164º.

Se o futuro dono de uma Orbea Alma não se agradar com a pintura padrão, ele pode configurar a pintura e as texturas no MyO, que permite escolher entre dezenas de cores e combinações.

Geometria da Orbea Alma

A indústria de bicicletas tem reinventado a categoria de bikes para cross country e não foi apenas nas full suspension que estão adotando ângulos de bikes de downhill.

As hardtails também vem adotando uma geometria mais agressiva que comumente vemos nas mountain bikes com suspensão completa e a Orbea está indo na mesma tendência. 

O headtube da Orbea Alma 2021 apresenta um ângulo do headtube de 68º fazendo com que a frente fique mais “deitada” e ajudando bastante em descidas em rockgardens.

Geometria Orbea Alma M
Geometria Orbea Alma M.

A nova tendência de inclinação faz a frente da bicicleta transpor obstáculos diminuindo as chances de embicar e ser projetado da bike.

Orbea Alma M LTD com garfo de carbono Spirit

O modelo topo de linha é a Orbea Alma M LTD e ela é equipada com o garfo Spirit, construído também em fibra de carbono. 

O garfo pesa apenas 500g e sua estrutura torna o visual bem minimalista deixando quase que imperceptível a passagem do cabo do freio a disco. O Spirit tamém é compatível com eixos Boost de 15x110mm.

Se o futuro dono de uma Orbea Alma M preferir uma versão com garfo de suspensão o modelo Alma M Team, que é até mais barata que a topo de linha com garfo de carbono.

Alma M Team
Alma M Team com garfo Fox 32 Float SC Factory.

Modelos e preços da linha Orbea Alma

A Orbea proveu a linha alma em três classes a linha M, linha Mxx e a linha Hxx. A linha M é voltada para competições de ponta e seu quadro é construído com carbono OMX. Já na linha Mxx, os quadros são equipados com quadro de carbono OMR, mais pesados que a primeira e com bicicletas bem mais em conta.

A terceira linha, batizada de Hxx conta com quadros de alumínio, que pesam quase o dobro dos quadros da Alma M. Abaixo, você confere os modelos, peso dos quadros e os preços em dólar dos preços que serão praticados no mercado norte-americano.

MODELOQUADRO, MATERIALPESO DO QUADRO (TAMANHO M)Preços
M-LTD
M-TEAM
M-PRO
Carbono/
OMX
830g$ 7.999,00
$ 5.399,00
$ 4.299,00
M25
M30
M50
CARBONO/
OMR
1.100g$ 2.999,00
$ 2.499,00
$ 1.999,00
H10
H20
H30
H50
ALUMÍNIO/
HIDROFORMADO
1.650g


A Orbea do Brasil ainda não divulgou os preços da linha Alma no mercado brasileiro.