A empresa californiana de bicicletas Specialized apresentou a Tarmac SL7 2021 ontem, no dia 28 de julho de 2020. A nova bike de ciclismo tem uma pretensiosa missão, ser a bicicleta bivalente da marca californiana reunindo o melhor de dois mundos.
Se a Tarmac era a bike speed ideal para subir montanhas devido a sua leveza e a Venge uma máquina de pura velocidade, a Specialized fez uma espécie de fusão das duas.
A Tarmac SL7 2021 traz a leveza, que é algo característico da linha, com a aerodinâmica da Venge para o consumidor que está de olho numa bicicleta ou estava em duas, o que é muito bom.
Se antes um competidor amador precisava ter duas bicicletas, uma para cada situação, a Tarmac SL 7 2021 resolve esse problema.
Não é que a Specialized é boazinha para o consumidor. A movimentação nesse sentido foi totalmente contra a tendência da indústria que aumenta o leque de opções para vender mais bicicletas com o discurso de que tem um modelo para cada ocasião.
A Specialized transformou a Tarmac SL 7 2021 numa máquina extraordinária em se tratando de alguns aspectos técnicos, mas será que ela continuará levando o topo do pódio? Vejamos a seguir algumas características da bicicleta!
Quadro da Specialized Tarmac SL 7 2021
O quadro de carbono da Tarmac SL7 2021 é construído com o composto FACT 12r no modelo S-Works, a topo de linha, enquanto que as versões Pro e Expert são fabricadas com o carbono FACT 10r.
Há diferenças na rigidez e peso do modelo topo de linha com FACT 12r para os demais com FACT 10r (120g mais pesado que o primeiro), porém a geometria e o desenho do quadro são semelhantes.
Falando em semelhanças, todos os tamanhos apresentam as mesmas características e experiências de pedalada e todos os modelos são feitos para os dois gêneros, não mais diferenciação de bicicletas para homens e mulheres.
A Tarmac SL7 S-Works tem o quadro que pesa 800g (no modelo 56cm) e você poderia dizer que é a mesma medida da Tarmac SL 6, modelo do ano passado, então o que diferencia a atual da anterior?
Enquanto a Tarmac SL 6 se concentrava apenas na leveza, o modelo SL 7 combina a leveza da bike anterior, com um peso de apenas 6,7kg no tamanho 56cm, com a aerodinâmica da Venge, o que era bem difícil reunir essas duas características numa máquina só.
Para fabricar a Venge, bicicleta de estrada mais rápida da Specialized, a empresa tinha que reforçar a estrutura dos tubos para manter a rigidez e garantir que eles tivessem um excelente quesito em aerodinâmica.
E isso acaba fazendo da Venge uma roadbike mais pesada. Com a Tarmac SL 7 , a Specialized conseguiu fazer uma bicicleta 160g mais leve que a Venge e, mesmo assim, tão rápida quanto esta.
Com todas essas novidades, a Specialized revelou que a Tarmac SL7 consegue ser 45s mais rápida que Tarmac SL 6 em um trajeto de 40km.
Em vídeo divulgado pela própria Specialized há um gráfico colocando a Tarmac SL6 com peso e velocidade próximos da Madone da Trek, consequentemente, temos a Tarmac SL7 mais rápida que sua concorrente direta.
Geometria da Tarmac SL7 2021
A Specialized fez poucas mudanças na geometria e nas dimensões dos quadros e componentes da bike de uma geração para outra, o que é intrigante considerando que o desenho dos tubos mudaram se esperava que houvesse mudanças de forma a haver alguma compensação.
Ao contrário das bicicletas de mountain bike cross-country da marca as road bikes são mais conservadoras em mudanças de geometria.
O alcance, distância medida entre a linha vertical do movimento central e a caixa de direção aumentou ligeiramente, ficando 3mm maior. A altura do movimento central ao topo da caixa de direção diminuiu aproximadamente 9mm dependendo do tamanho;
As mudanças sutis dificilmente farão os donos da Tarmac SL6 estranharem a pilotagem na SL7.
Quais as outras novidades da Tarmac SL7?
As top de linha da Specialized Tarmac SL7 S-Works vêm em duas versões, uma com grupo Shimano Dura Ace Di2 e outra com grupo SRAM Red ETap AXS. Não vamos falar de preço que é para você não cair da cadeira agora, só no final!
Não se sabe o porquê equipou a Tarmac SL7 com rodas Roval Rapide CLX, pesando 649g na dianteira e 751g na traseira que, infelizmente, não são compatíveis com pneus tubeless. Porém, há opção de colocar pneus mais largos.
A Tarmac SL7 ganhou movimento central de rosca com padrão BSA e abandona o press-fit.
O roteamento dos cabos na Tarmac SL7 foi um ponto que os engenheiros tiveram um cuidado especial tornando o desenho da bicicleta de estrada bem limpo.
Vista frontal da Specialized Tarmac SL7. Roteamento dos cabos da Specialized Tarmac SL7 quase imperceptível.
A preocupação com os cabos está em todas as versões, das mais baratas às mais caras.
O cabo dos freios a disco saem no local exato do componente e fazem o conjunto visual da bike bastante harmônico.
Modelos e preços da Tarmac SL7
- Quadro Tarmac SL7 S-Works – R$ 42.999,00;
- Tarmac SL7 S-Works – SRAM Red eTap AXS – R$ 92.999,00;
- Tarmac SL7 Pro – SRAM Force ETap AXS 1x – R$ 59.999,00;
- Tarmac SL7 S-Works – Dura Ace Di2 – R$ 92.999,00;
- Tarmac SL7 Pro – Ultegra Di2 – R$ 59.999,00;
- Tarmac SL7 Expert – R$ 47.999,00;
Conclusão
A Specialized fez um trabalho incrível com a Tarmac SL7, e olhe que nem falamos em todo o processo de criação e fabricação que no fim pouco importa para o consumidor final, mas serve para ganhar a simpatia de futuros clientes.
Quem já tem uma Tarmac SL6 está muito bem servido e ir para a Tarmac SL7 seria interessante se você é um atleta e necessita do melhor equipamento.
Falar do preço da Specialized Tarmac SL7 S-Works, modelo topo de linha, é bem complicado. Se os gringos estão reclamando do preço de U$ 12.000, imagina para nós brasileiros pagar a bagatela de R$ 92.999,00.
O fato bom é que quem precisava de uma bike leve e outra aerodinâmica não recorrerá para possuir um modelo para cada ocasião, a Tarmac SL7 supre essa necessidade.
A indústria pode reclamar da alta carga de impostos, do dólar alto, porém, o preço final no mercado brasileiro beira o surrealismo.
Por fim, vai ser bonito toda essa nova geração da Tarmac SL7 nas pistas e em competições para conferir até que ponto o time de engenharia trabalhou para tornar a bicicleta lendária da marca numa máquina de buscar pódios!
Para mais informações sobre a Tarmac SL7 você pode conferir na página da fabricante.