Superstrata apresenta duas bicicletas de carbono construídas em impressora 3D

Bicicleta Superstrata Terra construída em impressora 3D

Fala sério, você nunca imaginou que uma impressora construísse uma bicicleta. Os leitores mais maduros já imaginam uma impressora matricial e aquele barulho todo que elas faziam. 

A empresa Arevo criou a subsidiária Superstrata para dar vida aos seus projetos de bicicleta construídas em impressora 3D. O projeto, que está na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo, possui dois modelos, a Superstrata Terra e a Superstrata Ion (elétrica).

A Arevo  afirma que a Superstrata Terra e a Superstrata Ion possui quadro feito de um composto termoplástico de carbono, sem o seat tube, que leva em média 10 horas para ser construído.

Bicicleta eBike Superstrata Ion construída em impressora 3D
Bicicleta eBike Superstrata Ion construída em impressora 3D.

O peso dos quadros varia de uma para outra. O quadro da Superstrata Terra pesa em média 1,3kg. A bicicleta completa pesa cerca de 7,5kg dependendo do tamanho.

Já a Superstrata Ion tem uma estrutura semelhante a da Terra, mas com reforços e espessuras mais largas para abrigar o motor elétrico e a bateria. A diferença faz o quadro da Superstrata Ion pesar 1,7kg e a bicicleta completa cerca de 11kg.

Os quadro como são construídos em impressora 3D podem ser fabricados em quase 500 mil combinação de medidas diferentes, bastando que o futuro proprietário mande suas medidas.

Bicicleta construída contará com versão eBike e com autonomia de mais de noventa quilômetros

O projeto da Superstrata Ion prevê um motor de 250W instalado no cubo da roda traseira e uma bateria com capacidade de 252Wh, capaz de dar uma autonomia de aproximadamente 96km por carga.

As bicicletas podem receber ainda sistema anti-furto, GPS, porta para carregamento de telefone, sensores nos pedais e até um upgrade do motor.

Os modelos deverão ser lançados no mercado em dezembro de 2020 e para ser uma das primeiras pessoas a adquirir uma Superstrata, o furturo dono de uma Terra ou Ion vai precisar desembolsar de $1.299 (R$ 6.974), para a primeira, até $2.499 (R$ 13.417) para a segunda.

Se o futuro dono deixar para adquirir depois, a Superstrata cobrará $ 2.799 para a Terra e $ 3.999 para a Ion, mesmo assim bem mais em conta que uma Trefecta.


Para mais informações acesse a página do Indiegogo.

Especificações técnicas da Superstrata Terra e Superstrata Ion.

Superstrata Terra

Superstrata Ion

Material do QuadroComposto termoplástico de fibra de carbono industrialComposto termoplástico de fibra de carbono industrial
Corpo do quadroPeça únicaPeça única
Material do garfoComposto termoplástico de fibra de carbono industrialComposto termoplástico de fibra de carbono industrial
Tamanhos500 mil combinações de tamanho500 mil combinações de tamanho
LuzesIntegradaIntegrada
Atualização eletrônica disponível58
Peso estimado do quadro1.3kg / 2.9lbs (dependendo do tamanho)1.7kg / 3.7lbs (dependendo do tamanho)
Peso estimado da bicicleta7.5kg / 16.5lbs (dependendo do tamanho)11kg / 24.2lbs (dependendo do tamanho)
RodasRodas em fibra de carbono impressas em 3DRodas em fibra de carbono impressas em 3D
Opções de pneus
  • Superfícies lisas , 25mm
  • Terrenos mistos , 35mm
  • Terrenos irregulares , 40mm
  • Superfícies lisas , 25mm
  • Terrenos mistos , 35mm
  • Terrenos irregulares , 40mm
MotorSem motor250W (32 km/h)
Pedal AssistidoNãoSim
Cores disponíveisPreto e brancoPreto e branco
ComponentesShimanoShimano
Preço sugerido$2.799$3.999