Shimano lança nova geração de motor para bicicleta elétrica e-MTB

Motor Elétrico Shimano EP8 para Bicicletas Elétrica e-MTB

A Shimano nos apresentou o novo motor para bicicleta elétrica mountain bikes com motor elétrico que faz parte do novo conjunto batizado de EP8, voltado para o segmento das e-Bikes. 

O conjunto EP8 traz tudo novo para os ciclistas que desejam adquirir uma e-MTB. Novo motor STEPS DU-EP800, novo sistema de bateria, novo aplicativo para controlar o comportamento da bicicleta com motor elétrico.

O conjunto do EP8 é formado por um punhado de componentes numa combinação de letras e números de deixar qualquer ciclista louco. 

Além do motor STEPS DU-EP800, fazem parte do kit ainda o ciclocomputador STEPS SC-EM800, o sistema de controle do ciclocomputador SW-EM800-L e as baterias BT-E8016 (downtube), BT8035-L/BT-E8036 (interna).

Novo motor elétrico Shimano STEPS EP800 está mais potente, leve e silencioso.

A segunda geração de motores elétricos para bicicletas elétricas mountain bike STEPS EP8000 substitui a geração E8000, trazendo uma série de benefícios frente ao seu antecessor.

A potência está maior no STEPS EP800, que agora conta com torque máximo de 85Nm, frente aos 60Nm do modelo E8000, levando mais força para as pedaladas em trilhas em uma bicicleta elétrica.

O aumento de potência no motor elétrico para e-bike MTB do Shimano EP8 vem acompanhado com um novo sistema de embreagens que tornam a pedalada mais suave.

A Shimano conseguiu reduzir o arrasto do sistema do motor para e-MTB STEPS EP800 em 36% o que permitirá ao ciclista pedalar com menos resistência quando o motor estiver desligado. Com essa característica, ciclistas deverão sentir um pedalar mais suave quando alcançar velocidades superiores a 25Km/h.

A Shimano fez o STEPS EP800 300g mais leve que a geração passada, reduzindo em quase 10% o peso do motor que agora tem uma massa de 2,6kg.

Para chegar a essa economia de peso a Shimano empregou novos materiais na fabricação do STEPS EP800. A carenagem do motor agora é feita de magnésio, que serve tanto para a economia de peso quanto para a dissipação de calor.

O motor também ganhou melhorias na parte auditiva. Mesmo com maior potência, o motor elétrico e-MTB STEPS EP800 está mais silencioso o que deve agradar bastante os ouvidos de quem adquirir uma bicicleta elétrica.

O motor elétrico para e-bikes MTB Shimano STEPS EP800 também ganhou um redesenho muito mais harmonioso que faz que sua montagem em uma bicicleta elétrica acompanhe as linhas do quadro com um design que salte menos aos olhos.

Com todas as mudanças, a Shimano manteve o projeto de construção do STEPS EP8000 nas e-MTB, isso significa que as fabricantes não terão trabalho para adaptar os motores elétricos para bicicleta, pois o EP8 utiliza o mesmo sistema de montagem da geração passada.

Nova geração do ciclocomputador do EP8

Motor Elétrico Shimano EP8 para Bicicletas Elétrica e-MTB
Ciclocomputador STEPS SC-EM800 é compacto e traz informações de carga, modos, velocidade e marchas.

O sistema do EP8 e o motor elétrico para bicicletas elétricas e-MTB STEPS EP800 é controlado por um pequeno microcomputador que fica acoplado ao guidão.

Com um perfil compacto para mountain bike, o ciclocomputador STEPS SC-EM800 possui tela de LCD e não precisa de fios para se comunicar com o kit elétrico.

O EM800 ainda conta com conexão Bluetooth e pode se conectar ao aplicativo e-Tube Project que chega a versão 4.0 para bicicletas elétricas da Shimano. 

Motor ElétriCiclocomputador SC-EM800 para controle do motor elétrico Shimano EP8 STEPS EP800 para Bicicletas Elétrica e-MTB STEPS SC-EM800.co Shimano EP8 para Bicicletas Elétrica e-MTB
Ciclocomputador SC-EM800 para controle do motor elétrico Shimano EP8 STEPS EP800.

O EM800 tem compatibilidade com ciclocomputadores como o Garmin Edge 1030 Plus que noticiamos aqui, permitindo apresentar informações básicas como nível da carga da bateria e qual “marcha” se encontra o motor.

O conjunto também é formado pelo Shimano SW-EM800-L, um pequeno sistema de botões para controlar o ciclocomputador STEPS SC-EM800, alternando a ciclística da assistência do motor elétrico de acordo com a necessidade do usuário.

A Shimano disponibilizou três modos de modos de condução básica para o motor elétrico STEPS EP800: Eco, Trail e Boost.

Esses três modos básicos podem ser editados pelo e-Tube Project 4.0 de formar a configurar 10 níveis de assistência, 10 níveis de torque e 5 níveis de modos de inicio do motor, em cada um dos modos Eco, Trail e Boost.

Após configurar os três modos de ciclísticas, o usuário pode criar dois perfis editados que poderão ser acionados durante as pedaladas.

Baterias, carregamento e ciclos de carregamento do EP8 para e-MTB

A Shimano apresentou junto com o EP8 as baterias BT-E8016, que é acoplada ao downtube da bicicleta e-MTB, e BT8035-L/BT-E8036, integrada ao quadro da bicicleta elétrica.

Motor Elétrico Shimano EP8 para Bicicletas Elétrica e-MTB
Bateria do sistema Shimano EP8.

As baterias BT-E8016, BT8035-L/BT-E8036 possuem capacidade de 630Wh, 504Wh e 630Wh respectivamente. 

O modelo de batería BT-8016 conta com tecnologia Quick Charging e entrega 80% da carga da bateria carregada em apenas 2,5h e em 6h está completamente carregada. Este modelo pesa 3,5kg.  A nova geração de baterias está mais durável e entrega 60% da carga da bateria mesmo após 1000 ciclos de carregamento.

A bateria BT8035-L, assim como a anterior possui Quick Charging e tem 80% da carga recarregada em 2,5 horas e 4h está completa. Este modelo pesa 3,5kg. Também mantêm 60% da carga da bateria após 1.000 ciclos de recarga. 

Já a batería BT-E8036 tem 50% de carga em 2,5 horas e completa a carga em 6 horas. Pesa 3,7kg e mantém 60% da carga mesmo após 1.000 ciclos de recarga.

Compatibilidade com componentes e transmissão Shimano

O EP8 é compatível com pedivelas Shimano Deore XT modelo FC-M8150 e com os novos pedivelas FC-EM900 e FC-EM600.

Kits do Shimano EP8 e preço

A Shimano dispõe do EP8 exclusivamente para fabricantes de bicicletas, pois a instalação dos motores dependem de um desenho exclusivo para receber um motor elétrico.

A Shimano não informou quanto custará o EP8 para os fabricantes até porque esse valor deve variar de acordo a demanda de volume do produto que cada empresa deva adquirir junto a Shimano.

O mercado de bicicletas elétricas está crescendo em todo o mundo e a Shimano é uma das grandes que disputa mercado com a Bosch, Mahle e Yamaha nesse novo e importante filão que se tornou as e-Bikes e e-MTB