Home Bicicleta Divisão eBike da Bosch revela bicicleta futurista

Divisão eBike da Bosch revela bicicleta futurista

205
0
Bicicleta Bosch eBike Design Vision
Bicicleta Bosch eBike Design Vision.

A fabricante alemã Bosch possui uma divisão voltada exclusivamente para sistemas de Bike Elétricas, a Bosh eBike System, que comemorou, em junho de 2020, seus 10 anos de existência revelando um conceito de bicicleta totalmente integrada com os produtos da marca.

O primeiro sistema da Bosch para bicicletas foi desenvolvido em 2010 e de lá para cá o mercado vem aderindo, de uma forma gradual, às eBikes, que são bicicletas que podem utilizar tanto a força nos pedais quanto a tração assistida por motor elétrico. 

Bicicleta Bosch eBike Design Vision

Bicicleta Bosch eBike Design Vision
Visão lateral da bicicleta Bosch eBike Design Vision.

A Bosch comemorou os seus dez anos no mercado de eBikes com o conceito eBike Design Vision, uma bicicleta que lembra uma mountainbike hardtail elétrica com um design futurístico e que está integrada com todos os componentes e sistemas desenvolvidos pela própria Bosch.

Apesar do modelo ter sido batizado pela Bosch de Urban Sports Cruiser, a eBike é uma verdadeira mountainbike full suspension.

O quadro é construído em carbono e conta com um garfo com suspensão e o shock da suspensão traseira fica escondida que olhares mais desatentos não versão sua localização. Segundo a Bosch o conceito pode encarar o dia a dia nas cidades e até trilhas lamacentas.

Bicicleta Bosch eBike Design Vision
Motor elétrico da bicicleta Bosch eBike Design Vision

A Bicicleta eBike Design Vision é equipada com motor Performance Line CX, trazendo um torque de 85Nm (o equivalente 0,866kg.f – para efeitos de comparação, uma Honda Titan 160 possui 1,40 kgf.m).

A bateria é uma PowerTube 625, também da Bosch, com capacidade de armazenamento de energia de 625 watt hora, fabricada numa estrutura tão compacta (com dimensões de 416mm x 84mm x 65mm) que se integra ao downtube da eBike harmonizando com a estrutura do quadro de carbono.

Tela com navegação, diagnóstico do sistema elétrico e integração com a nuvem

Bicicleta Bosch eBike Design Vision
Guidão da bicicleta Bosch eBike Design Vision.

Além do motor e da bateria, a bicicleta futurística da Bosch conta ainda com o computador de bordo Nyon, que traz tela de 3,2 polegadas, sensível ao toque e em alta resolução, navegação por GPS e sincronização com os dados na nuvem.

Para completar a configuração a Bicicleta eBike Design Vision é equipada com sistema de freios ABS também da Bosch, permitindo frenagens sem bloqueio das rodas.

Bicicleta Bosch eBike Design Vision

A eBike Design Vision impressiona não só pela bagagem recheada de equipamentos da Bosch, mas, também pelo belo design da bicicleta, limpo e elegante imaginados do grupo de profissionais da fabricante alemã.

Pena que a fabricante do garfo de suspensão DT Swiss não tinha um modelo que acompanhasse a proposta de desenho da Urban Sports Cruiser da Bosch.

Apesar de deixar muitos interessados, a Bosch não tem planos para comercializar. A eBike serve apenas como um modelo para as demais fabricantes de bicicletas se inspirarem.


Fonte: Bosch