Uso de bicicletas como meio de transporte dobrou na última década no Brasil

Uso de bicicleta no Brasil duplica
Uso de bicicletas duplica de 2004 a 2014.

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgaram o relatório SIMU, sigla para Sistema de Informações da Mobilidade Urbana (SIMU), apontando que dobrou o uso de bicicleta como meio de transporte na última década no Brasil.

O documento é divulgado anualmente e revelou que entre os anos de 2004 e 2014 o uso de bicicletas como meio de locomoção duplicou em solo brasileiro.

O relatório é um banco de dados e informações desenvolvido para permitir o acompanhamento de todas as esferas do governo sobre o uso dos meios de transportes.

A pesquisa leva em consideração o caráter econômico e social de todos os municípios brasileiros com população superior a 60 mil moradores.

No Brasil, são realizados, em média, 2,6 milhões de viagens de bicicletas por ano, o que representa cerca de 4,1% dos deslocamentos dentro das cidades brasileiras.

O relatório traz dados interessantes sobre o uso de bicicletas. O índice de uso de bicicleta é maior em municípios entre 60 a 100 mil habitantes que em municípios com mais de 1 milhão.

Os ciclsitas percorreram um total de 12,1 bilhões de quilômetros por ano, representando um total de 3% do total de viagens dentro dos municípios brasileiros.

A pesquisa traz muitas informações sobre o uso de bikes nos centros urbanos, como também de outros meios de transporte.

Para mais informações, você pode acessar as informações do relatório neste link.